EDUCAÇÃO MIDIÁTICA - A COMUNICAÇÃO ALIADA A EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA - A COMUNICAÇÃO ALIADA A EDUCAÇÃO

*Curso oferecido somente da unidade Bauhaus Piracicaba.
Deixamos de ser apenas leitores de notícias e nos tornamos também reprodutores de conteúdo. De que forma a leitura crítica da mídia pode nos auxiliar em processos educativos?

Prática que começa a ganhar espaço nas instituições de ensino, a Educação Midiática reconhece o papel dos meios de comunicação enquanto formadores de opinião e busca a compreensão dos processos de produção das notícias, como são organizadas e como influenciam a realidade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino básico incluiu a educação midiática entre os conteúdos obrigatórios das escolas brasileiras. A medida aprovada em 2019 prevê, entre as competências que o aluno deve ter, a leitura crítica da informação que recebe da imprensa, tradicional ou alternativa, por meio dos diversos canais, inclusive das redes sociais.

O curso tem como objetivo debater o papel de cada pessoa frente às diferentes mídias presentes na sociedade, discutir formas de usar a Educação Midiática na sala de aula, em diferentes disciplinas. Entre os intuitos, está o de formar cidadãos mais críticos de forma, inclusive, a identificar e combater as Fake News, tanto em sala de aula, como em qualquer ambiente.

Claudia Assencio e Rafael Bitencourt

Curso de capacitação voltado a professores e gestores de escolas regulares.

Quintas das 19:00 ás 21:30

compartilhe: